Mídia espontânea ou propaganda? Cuidado para não cair no erro!

Na era dos influenciadores digitais, todo o cuidado é pouco para diferenciar quando uma propaganda é espontânea ou publicidade velada. Primeiro, é importante que você compreenda a diferença entre ambas.

A mídia espontânea é toda aparição de uma marca em meios de comunicação, sem que tenha sido necessário efetuar qualquer tipo de pagamento para isso. Um exemplo disso é a aparição de Justin Bieber com a camiseta do Palmeiras em seu show no Brasil, em 2017. Nesta ação, os diretores do clube enviaram uma camiseta personalizada para o cantor, que a vestiu em uma de suas apresentações. A estratégia rendeu exposição mundial ao time e a seus patrocinadores, que puderam comemorar a ação de mídia espontânea. Porém, nem sempre os resultados são tão grandiosos assim. Afinal, não é todo dia que alguém extremamente influente utiliza um presente de forma despretensiosa.

Justamente por não haver todos os dias a presença de personalidades conhecidas midiaticamente e com enorme alcance, passa a ser crucial as estratégias focadas em digital influencers por parte de assessorias de comunicação. São constantes os casos de empresas com ações mal sucedidas que tentaram fazer um influenciador digital usar marcas e recomendar produtos, sem explicar claramente que se tratava de publicidade. Os profissionais devem adotar, assim, uma postura ética e parar de subestimar a inteligência do consumidor.

Quando mal assessoradas, muitas empresas criam uma situação que desfavorece a marca, o que reforça a importância de se pensar bem nas estratégias de marketing e na composição da equipe. Prefira trabalhar sempre com segurança e tenha ao lado profissionais capazes de gerar muita mídia espontânea sem infringir regras.

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